Language:

[DIA MUNDIAL DAS FLORESTAS]

As florestas são, sem dúvidas, umas das maiores riquezas naturais de nosso planeta. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, elas podem ser definidas como

“uma área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in sito

As florestas são importantes fontes de biodiversidade, além de trazerem benefícios ecológicos, econômicos, e até mesmo sociais para todo o planeta. Florestas stão relacionadas com a absorção de dióxido de carbono, com a estabilidade do clima e com a proteção do solo, além de fornecerem matéria-prima para a fabricação de vários produtos. Diante de sua importância indiscutível, surgiu, em 1971, o Dia Mundial das Florestas, ou Dia Internacional das Florestas, que é comemorado em 21 de março. A data foi estabelecida para coincidir com o início da primavera no hemisfério norte.

A ONU estima que aproximadamente 31% de toda a Terra seja recoberta por florestas. No Brasil, elas ocupam, em média, 61,5% de todo o território nacional. Entretanto, esses números podem ser facilmente mudados, uma vez que a destruição desses biomas é cada vez maior, principalmente em razão do avanço da agropecuária e da exploração ilegal dos recursos, tais como a madeira.

 

Consequência da destruição das florestas

Ao destruir áreas florestais, perdemos também uma grande variedade de plantas com potencial farmacológico, algumas ainda desconhecidas pelo homem, e exterminamos áreas de onde são retiradas as fontes de sobrevivência de diversas comunidades tradicionais.

Podemos citar, também, a diminuição constante da biodiversidade, com a redução do número de espécies de plantas, animais e outros seres vivos. Além disso, devemos destacar os efeitos nos regimes de chuvas, que tendem a diminuir, e a liberação de dióxido de carbono, que pode influenciar ativamente as mudanças climáticas.

 

Importância e conscientização

No Dia Mundial das Florestas, várias ações são realizadas ao redor do globo com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar as áreas florestais. O foco principal é que todos entendam como as florestas são importantes para todos os seres vivos e a necessidade de um uso racional de seus recursos.

 

Curiosidade: Árvores do nosso Brasil

Sabia que cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente? Pois é, veja só:

  • Árvore símbolo da região Norte – castanheira;
  • Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;
  • Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;
  • Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;
  • Árvore símbolo da região Sul – araucária.

 

E então, você sabia o verdadeiro motivo por trás do Dia da Árvore? Qual foi a última vez que você parou para pensar sobre as inúmeras funções das árvores em nosso cotidiano? Comente!

Fontes: ONU , Brasil Escola